página principal > o nosso sal
 


Sal Marinho Tradicional

Sal Tal-Qual

Os métodos de produção do Sal Marinho Tradicional, pela sua higiene e qualidade ambiental, permitem o seu consumo directo para alimentação humana (Sal Tal-Qual). A sua brancura brilhante, ausência de impurezas e a perfeição dos seus cristais comprovam-no. Pelo contrário, os métodos de produção do sal marinho dito purificado ou refinado obrigam ao seu tratamento e limpeza industrial (Sal tratado) para ser possível o seu consumo alimentar.
O Sal Marinho Tradicional, mais puro e aromático que o Sal tratado industrialmente, realça o sabor dos alimentos, apresentando-se naturalmente puro, rico em oligoelementos e minerais naturais, isento de produtos químicos, aditivos, metais pesados, radioactividade e resíduos de pesticidas.

Rico em elementos essenciais
O Sal Marinho Tradicional preserva nos seus cristais a maioria dos elementos minerais e oligoelementos naturais presentes na água do mar - sódio, magnésio, cálcio, potássio, ferro, zinco, manganésio, iodo, flúor – presentes nas proporções naturais e tão úteis e necessários à saúde humana. Outros tipos de sal são pobres ou enriquecidos artificialmente destes importantes elementos naturais.
Sendo o Sal essencial à vida, deve ser consumido com moderação (estima-se em 6 gramas a necessidade diária de sal por pessoa). O consumo de Sal Marinho Tradicional garante a absorção de uma maior quantidade destes elementos essenciais e uma menor proporção de sódio, principal causador do risco de aumento da tensão arterial. É também especialmente rico em magnésio, fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo.

A Flor do Sal
A rainha do Sal Marinho Tradicional!
Recolhida diariamente, pacientemente, pelo salineiro à superfície dos cristalizadores de Sal (talhos), onde se forma somente em condições especiais de sol e vento, é constituída por películas de cristais finíssimos que se quebram ao mais pequeno contacto e capturam de forma única todos os elementos naturais do Sal Marinho Tradicional.
O seu sabor delicado e acentuado e a sua capacidade de dissolução tornam-na o preferido dos grandes chefes de cozinha internacionais. Sendo adicionada no momento do consumo, permite a confecção dos pratos sem Sal, mantendo todos os sucos e frescura da carne, do peixe e dos restantes ingredientes.




 










    Qualidade controlada
A qualidade do nosso Sal é atestada por controlos periódicos do produto, do local e dos processos de produção. Certificados pela internacionalmente reconhecida Federação Francesa de agricultura biológica Nature et Progrés (www.natureetprogres.org) e pela prestigiada entidade certificado nacional de produtos biológicos SATIVA (www.sativa.pt) garantimos de forma permanente a qualidade ambiental e o valor alimentar do nosso produto, em aderência à moderna legislação portuguesa (Decreto-Lei n.º 350/2007 de 19 de Outubro) e d a União Europeia sobre a produção de Sal marinho tradicional Tal-Qual.
 
 
SPA SALINO e VISITAS
Salina Barquinha - Estrada Nacional 122, Castro Marim
3712'52" N 726'18'' W
Tel. +351 96 540 48 88    turismo@aguamae.pt    www.facebook.com/aguamae.cm
    certificação